Marketing de Experiência: um investimento que vale a pena!

Também conhecido como marketing sensorial, é uma ferramenta para criar relevância junto aos clientes através de experiências.

Vamos começar o texto de hoje com uma afirmação dura, mas verdadeira e necessária: as marcas que ainda não entenderam que um produto/serviço de qualidade não é mais o suficiente para fidelizar clientes, vão ficar para trás. O perfil do consumidor mudou, e o que vemos atualmente é maior autonomia na hora da compra e valorização da experiência. Ou seja, o consumidor quer se sentir parte do processo e busca marcas que tornem isso possível.

Esse novo perfil de consumidor é chamado de 4.0 e uma das principais estratégias para conquistá-lo é o Marketing de Experiência. Trata-se de uma ferramenta cheia de estratégias para entregar mais do que o cliente espera, gerando momentos e sensações marcantes na interação com a marca, e despertando o desejo de se fidelizar.

O primeiro passo para montar a estratégia é usar as informações da persona da marca, afinal, as ações precisam ser personalizadas, e você já conhece suas preferências. Feito isso, escolha quais tipos de experiências vai explorar: sensorial, emocional, cognitivo, comportamental e identificação. E não precisa usar todas, só as que combinam com seu negócio.

Sensorial: ações que utilizam os cinco sentidos e criam identificação com a marca (explorar o toque, cheiro, cores, som ambiente ou sabores);

Emocional: ações que despertem sentimentos positivos no público;

Cognitivo: mostrar inovação e quebra de paradigmas (ações que envolvam temas como raça, crença, diversidade de gênero, atualidades, etc);

Comportamental: promover ações de interação e participação do público;

Identificação: o objetivo é fazer com que eles se sintam representados pelos valores da marca, e se vejam como aliados ou amigos da mesma.

Para finalizar, vamos às dicas: aplique essa estratégia também internamente, envolvendo seus colaboradores de forma a torná-los os primeiros alvos das experiências, e portanto, aliados na implementação do planejamento. A segunda dica é: pense fora da caixa, ou seja, não tenha medo de inovar, de colocar em prática ideias nunca antes praticadas. A terceira dica é descobrir as ferramentas online e off-line favoráveis a sua marca e investir nelas.

Há muitas ações que sua empresa pode realizar, e o ideal é sempre contar com ajuda profissional. Com uma boa estratégia é possível ampliar o alcance e posicionamento da marca, fidelizando e atraindo novos clientes, aumentando a vantagem competitiva no mercado.

Por Suelen Castro

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