A Importância da Identidade Visual em Campanhas de Marketing

Você deseja criar uma conexão única com seus clientes e se diferenciar da concorrência? Então primeiro precisa definir qual imagem deseja comunicar. Por essa razão, um dos pilares mais importantes do marketing digital é a identidade visual, pois é o que transmite quem a empresa é para seu público-alvo.

Como funciona em campanhas de publicidade?

Primeiro, é importante entender o que é uma identidade visual. Sabemos que ela é formada por meio de cores, fontes, slogans entre outros elementos, mas engana-se quem pensa que são escolhidos de forma aleatória para ficar “bonitinho”.

A estratégia é, na verdade, detalhadamente elaborada para realçar a personalidade da marca e garantir que ela seja lembrada. Ditando através de detalhes que parecem simples, o que e como o consumidor irá se lembrar e se sentir sobre a empresa.

Quando criar novas identidades?

Para construir autoridade e se posicionar de forma excepcional no mercado, uma empresa necessita não só estabelecer a base dessa identidade, como trabalhar diferentes versões dela. É aí que entra o assunto principal deste post: Por que é necessário criar uma identidade visual própria para cada campanha?

Uma Campanha de Marketing é uma série de estratégias e ações coordenadas, planejadas para alcançar um objetivo específico dentro de um período determinado, geralmente visando promover a marca e expandir sua audiência.

Como já falamos, a imagem que uma empresa comunica a quem ela é, com campanhas não é diferente, por isso é preciso, a partir da identidade visual já pré-estabelecida, criar algo novo e único para aquela ocasião.

Nós usamos essa estratégia para a Campanha de Aniversário de um dos nossos clientes, observe nas fotos abaixo como usamos elementos da identidade visual base da Casa das Borrachas, para criar uma nova para os posts de aniversário.

Por que isso é importante?

A definição de objetivos claros e alcançáveis é essencial em qualquer campanha de marketing. Uma vez estabelecidos, é hora de comunicar esses objetivos. Mas, se a identidade visual da empresa já transmite uma mensagem, como destacar outro aspecto da empresa em uma campanha para atingir um objetivo específico?

Criar e fortalecer a identidade da marca é essencial nessa hora, pois permite aumentar sua popularidade e presença digital por meio de campanhas de marketing eficazes. Quando estratégias criativas são implementadas para destacar os produtos ou serviços oferecidos, abre-se um canal direto de comunicação com o público-alvo, possibilitando tornar-se uma referência no segmento.

Isso fica evidente com o “boom” do rosa em várias campanhas e anúncios durante o lançamento do filme da Barbie. Muitas empresas adotaram a cor em sua identidade e produtos para se conectar com um determinado público-alvo e atingir um objetivo.

Mesmo seguindo uma tendência comum, nenhuma marca comprometeu sua identidade ao criar uma nova inspirada na personagem. Com isso, percebemos que é preciso equilibrar a personalidade da empresa ao alinhar com elementos novos, os quais proporcionarão uma nova abordagem que além de reforçar aquilo que foi pré-definido irá destacar um objetivo específico.

Como fazer isso?

  1. Análise da Marca e Público-Alvo: Conheça bem o público-alvo que a campanha visa atingir.
  2. Definição de Objetivos e Mensagens-chave: Estabelecer objetivos e mensagens-chave da campanha.
  3. Seleção de Elementos Visuais: Escolher cores, fontes e imagens alinhadas à identidade da marca.
  4. Estude as cores: Saiba o que elas podem representar e quais usar na sua campanha.
  5. Desenvolvimento de Material Gráfico: Criar designs para materiais de divulgação.
  6. Padronização Visual: Estabelecer diretrizes de design para consistência.

A identidade visual não é apenas uma ferramenta estética, mas sim um poderoso meio de estabelecer conexões genuínas com o público-alvo. Ao construir uma identidade visual coesa e impactante, as campanhas de marketing podem não apenas atrair, mas também manter o interesse do público garantindo sua fidelidade como cliente.

Por Rebeca RiHenSa

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