Marketing 5.0? Como assim?

Tendência mundial, conceito veio para unir ainda mais as pessoas e as marcas.

Tudo na vida se transforma, se renova, e com o Marketing não é diferente, principalmente, porque estamos falando de estratégias totalmente ligadas ao comportamento humano, e se tem uma coisa que mudou muito nos últimos tempos, é isso. A expressão marketing vem do inglês “to Market”, que significa vender, porém, sabemos que essa poderosa ferramenta serve para bem mais. Na versão 5.0, também é assim, e o principal objetivo é aproximar ainda mais consumidores e empresas, transformando-os em multiplicadores de marcas e produtos.

Sim, essa é uma versão mais empática do marketing, voltada para atender as necessidades do cliente. Se em outras versões o foco era em como vender mais ou fidelizar consumidores, agora, é usar a tecnologia e outros meios para entender e atender as necessidades das pessoas, pois assim, fica mais fácil criar identificações, conexões com elas.

Para isso, nessa versão, um dos papéis do marketing é explorar a influência das marcas em questões relevantes como sociais e de meio ambiente, gerando contribuições positivas. Ou seja, mostrar uma imagem mais humanizada da empresa e usar disso para se aproximar do público. Vale ressaltar que estamos falando de transparência, afinal, passar uma imagem que não condiz com os valores da marca pode ser um tiro no pé. Assim como achar que a tecnologia substitui a interação humana. Cada coisa no seu lugar, ok?

O modelo 5.0 possui 5 pilares que são: marketing ágil (baseia-se em maior agilidade organizacional), marketing preditivo (baseia-se em prever o comportamento do consumidor), marketing contextual (baseia-se em ações direcionadas), marketing aumentado (baseia-se no uso de tecnologias para maior produtividade humana) e marketing baseado em dados (baseia-se no uso de ferramentas de coleta de dados). 

Quer saber como aplicar o marketing 5.0 na sua empresa? Aplique esses pilares! Ah, então preciso desfazer tudo que está em andamento na minha empresa? De forma alguma. É possível adaptar-se aos poucos, ir planejando e implementando mudanças gradativamente, só fique atento para não comer bronha!

Uma dica é, se você ainda não tem, comece com o levantamento de dados. Monte um banco robusto, e claro, vá atualizando. Com informações em mãos você conseguirá proporcionar experiências personalizadas, enxergar oportunidades, resolver situações problemáticas, ser mais ágil nas ações, e promover campanhas sustentáveis.

Neste novo tempo, segundo pesquisas, o consumidor valoriza a experiência quase tanto quanto a qualidade do serviço ou produto. Assim, a marca que investe em proporcionar uma experiência cada vez melhor e mais rica de valor aos olhos do público (leia-se aqui, que estamos falando de posicionamentos que despertam admiração) estará à frente no mercado. 

Os benefícios? Mais vendas, mais clientes fiéis à marca, clientes que influenciam outros clientes, melhor posicionamento no mercado, entre outros. 

Agora que você já conhece basicamente o papel do modelo 5.0, bora fazer a diferença?

Por Suelen Castro

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