Desvendando o Storytelling

Recentemente, compartilhamos no nosso perfil do Instagram um vídeo que fizemos para um de nossos clientes, onde contamos um pouco da história da empresa. Na legenda, falamos da estratégia de marketing utilizada: O storytelling!

Você sabe como aplicar o Storytelling na sua marca?

Hoje, não é incomum o uso da expressão storytelling para se referir a histórias e trajetórias compartilhadas, mas a estratégia de Marketing, responsável por gerar conexão, nem sempre é levada a sério. 

Fazer storytelling é apenas contar uma história?

A arte de contar histórias não é uma técnica nova. Ela existe desde a aurora da humanidade, quando nossos ancestrais se reuniam ao redor do fogo para compartilhar contos de aventuras, caçadas e ensinamentos. Através da narrativa, transmitiam conhecimentos, valores e crenças, tecendo a cultura e a identidade de seus grupos.

O ser humano é viciado em ouvir e compartilhar histórias, é intrínseco à nossa essência. Fazemos isso tanto inconscientemente no dia a dia, compartilhando nossas experiências de vida, como conscientemente ao ler livros, ver vídeos e assistir filmes.

Entender que a história faz parte da experiência humana e perceber como as pessoas são atraídas por ela é o primeiro passo para entender o fundamento do storytelling. O próximo passo é saber aplicar isso como estratégia.

Quando uma empresa conta sua história da forma certa, é possível gerar bons resultados, como evidenciar as qualidades da marca e suas conquistas, mostrando o posicionamento no mercado, além de transmitir credibilidade, valor e, um dos principais pontos: humanização.

Por que o storytelling é importante?

Vamos avaliar a experiência nas redes sociais, o que fazemos lá e por que passamos tanto tempo conectados? 

A forma mais utilizada para compartilhar histórias atualmente é através das redes sociais. Qualquer pessoa pode fazer isso, e o poder de conduzir a narrativa que as pessoas vão ter de nossas histórias nos atrai. Com isso, compartilhamos abertamente nossas vidas com estranhos e passamos horas acompanhando histórias de pessoas que não conhecemos. 

Se esse é o comportamento que nós, como indivíduos, temos nas redes sociais, o storytelling passa a ser uma das estratégias mais importantes do marketing de conteúdo atualmente. 

Contando a história da sua empresa, é possível mostrar como tudo começou, os personagens principais, os desafios enfrentados, a dedicação empenhada ao longo do tempo, mostrando para sua audiência que por trás de uma empresa que quer vender, existem pessoas comuns.

Histórias conectam pessoas, geram empatia e aproximação, além de ter um grande poder de comunicação. Ao contar a história da sua marca, é possível criar um bom relacionamento com o público, potencializando vendas e fidelizando clientes.

Mas como? 

Entenda, uma boa história gera humanização, que gera conexão e isso resulta em identificação e então, a partir disso, você tem a atenção da sua audiência. Ao atingir suas emoções, você gera a oportunidade de relacionamento, o que traz fidelidade. 

Você pode até vender o mesmo produto que seu concorrente, mas sua história é única! Use-a!

Dominando a arte do storytelling:

  • Defina seu objetivo: qual mensagem você deseja transmitir?
  • Conheça seu público: quem você quer alcançar?
  • Crie uma narrativa envolvente: personagens, enredo, conflito e resolução.
  • Utilize recursos sensoriais: imagens, sons e emoções.

Valorize sua história com estratégia, criatividade e autenticidade!

Por Rebeca Rihensa 

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